NOTÍCIAS



DIA INTERNACIONAL DA ACREDITAÇÃO/2009

DIA INTERNACIONAL DA ACREDITAÇÃO/2009

No dia 09 de junho de 2009 o Inmetro reuniu 280 representantes de mais de 100 organismos de Avaliação da Conformidade para a segunda comemoração mundial do DIA INTERNACIONAL DA ACREDITAÇÃO, a data, foi criada em 2007 pelo International Acreditation Forum (IAF) e pelo International Laboratory Acreditation Cooperation (ILAC).  
O presidente do Inmetro, João Jornada, saudou o encontro ressaltando a importância da Acreditação como mecanismo de democracia. "Vejo a Acreditação como uma alavanca de democracia, porque possibilita o acesso de atores de pequena expressão ao tecido produtivo nacional e internacional. Sugiro que inovem e ousem cada vez mais para abarcar mais pessoas. O Inmetro tem trabalhado para isso", disse o presidente, convocando o setor a se unir ao Instituto nessa tarefa. "É importante a co-responsabilidade de todos nós no processo. Irregularidades, anomalias, nos devem ser repassadas para que tomemos providências", completou.
O coordenador geral de Acreditação do Inmetro, Marcos Aurélio Lima, apresentou em sua palestra o primeiro Relatório Anual de Acreditação do Inmetro, relativo ao ano de 2008. O relatório, segundo Lima, é uma inovação no setor, já que apenas 10% dos organismos de Acreditação no mundo têm a prática de publicar esses dados. "A partir de agora, lançaremos nosso relatório todos os anos nesta data de comemoração", disse Lima.
Na avaliação de Marcos Aurélio Lima, os números mais significativos do relatório são relativos à redução do tempo médio de acreditação, principalmente de laboratórios, que caiu de 24 para 10 meses; e ao aumento de 25% em dois anos da taxa de crescimento de Acreditação de organismos no Brasil. O coordenador avalia que o aumento seja fruto da confiança cada vez maior que a sociedade deposita no Inmetro, já que as acreditações são voluntárias.
O evento desse ano teve como tema a Competência e contou com a presença de Pedro Buzatto, presidente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Reinaldo Ferraz, coordenador geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Marcus Vinícius de Aguiar, representando o presidente da Anfavea; José Airamir Padilha, gerente geral de Laboratórios da Anvisa; Sandra Heldtmann, especialista em Microbiologia, da Sadia; Nelson Freire, representando o presidente da Abinee, entre outros.Os organismos de Acreditação continuam reunidos nesta quarta-feira, 10, para discutir melhorias dos processos, apresentar resultados de ações implementadas nos últimos dois anos e as perspectivas para o próximo biênio. Na parte da manhã, foram realizadas três conferências por grupos: organismos de Certificação, de Inspeção e Laboratórios. Na parte da tarde, o Inmetro apresentará os resultados de duas pesquisas de satisfação realizadas em 2008, uma junto aos clientes do próprio Instituto e outra junto aos clientes desses clientes.
"O fator mais positivo dessas conferências é a possibilidade de todos se manifestarem diretamente e de o Inmetro ouvir de perto as expectativas e até mesmo críticas de nossos clientes, com o objetivo sempre de melhorar a prestação de nossos serviços", conclui Marcos Aurélio Lima.
fonte: site do Inmetro.
Clique aqui e veja a programação.

High Quality Replica Watches

MAIS NOTÍCIAS