NOTÍCIAS



O INOR JÁ ESTÁ CADASTRADO NO BNDES

O INOR JÁ ESTÁ CADASTRADO NO BNDES

A diretoria do BNDES aprovou a inclusão de novos itens passíveis de financiamento pelo Cartão BNDES. Desde setembro de 2008, serviços de certificação e acreditação passam a fazer parte da carteira do produto. Dentre os serviços de certificação de qualidade, o mais conhecido é a norma ISO (9000 e 14000); os de acreditação, por sua vez, são voltados para empresas da área de saúde como hospitais, clínicas e laboratórios. Também poderá ser financiada a validação periódica dessas certificações, o que costuma ocorrer em períodos de seis meses a um ano. Passaram a ser financiáveis também serviços de inspeção de conformidade, calibração e ensaios laboratoriais, certificação de produto e verificação de desempenho, desde que prestados por entidades reconhecidas pelo Inmetro, como o INOR
 “Com o objetivo de permitir que seus clientes tenham acesso a um programa de financiamento para a obtenção da certificação, o INOR buscou, junto ao BNDES, seu cadastro como fornecedor”, explicou Maria Salete Garcia, presidente. 
 Clique aqui
 e visite o site do BNDES.


Atualmente, estão credenciados 10 mil fornecedores, que disponibilizam mais de 96 mil itens financiáveis. Com um desembolso médio unitário de R$ 15 mil por operação, distribuído entre os 27 Estados do país, o Cartão BNDES representa a democratização no acesso aos recursos do Banco. No total, existem 150 mil cartões emitidos (97% deles para micro e pequenas empresas), cujos limites de crédito préaprovados somam R$ 4,6 bilhões.
Dessa forma, o BNDES procura estimular a competitividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras (MPMEs), através da melhoria de produtos e processos.
Trata-se de uma medida indispensável para alguns setores, como os fabricantes de equipamentos eletromédicos, por exemplo, que têm a obrigação legal de certificar seus produtos antes de levá-los ao mercado. Também serão beneficiadas as micro e pequenas exportadoras, das quais, em geral, é exigida uma certificação de qualidade do padrão ISO.
Quanto à acreditação, o Banco trabalha com a perspectiva de que a demanda se intensifique no médio e no longo prazo. A estimativa baseia-se no fato de que, atualmente, as empresas não são obrigadas a exibir o certificado, mas há um esforço de governo, através do ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para estimulá-las a se acreditar. Para fornecer tais serviços, só serão credenciados pelo BNDES empresas ou organismos chancelados pelo Inmetro (para os que prestam serviço de certificação) e pela ANS (para fornecedores de acreditação). O objetivo da medida é preservara credibilidade do produto. O Cartão – A incorporação dos novos serviços marca uma terceira fase na trajetória do Cartão BNDES.

 Clique aqui
 e faça o download do Informe INOR nº 28 e saiba mais sobre o BNDES.

Fonte: www.bndes.gov.br .

MAIS NOTÍCIAS