NOTÍCIAS



INMETRO ANALISA 13 MARCAS DE DESCARGAS

INMETRO ANALISA 13 MARCAS DE DESCARGAS

O Programa de Análise de Produtos do Inmetro avaliou 13 marcas dos principais sistemas de descargas utilizados no país. Desse total, foram avaliados três tipos (válvulas de descarga, sistemas de caixa não acoplada e bacias sanitárias com caixa de descarga acoplada), com diferentes ensaios. Os resultados evidenciaram uma tendência de conformidade (100%) nas válvulas de descarga e de não conformidade nos sistemas de caixa não acoplada e bacias sanitárias com caixa de descarga acoplada.

Das quatro marcas de caixas de descarga não acopladas analisadas, duas (50%) apresentaram não conformidades; e das cinco caixas de descarga não acopladas, três também apresentaram não conformidades (60%). De acordo com Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro (Dconf), o consumidor deve consultar um especialista para identificar qual o mecanismo mais adequado para seu imóvel. “Cada construção tem sua característica e, por isso, a instalação precisa estar correta para que o desempenho seja adequado”, alerta.

O Instituto lembra que existem modelos que oferecem duplo acionamento de acordo com a opção de uso: três litros para resíduos líquidos e seis litros para resíduos sólidos. Essa opção, além de sustentável, é mais econômica e pode ser encontrada nas caixas acopladas e nas válvulas de descarga.

Diante dos resultados, o Inmetro fará estudos de viabilidade para a criação de um Programa de Etiquetagem, assim como já acontece com eletrodomésticos, automóveis e edificações, que são avaliados quanto à eficiência energética.

O relatório completo está disponível no site do Inmetro.

 

fonte: sitio do Inmetro

MAIS NOTÍCIAS